Sempre invejei aqueles cafés da manhã de filmes americanos em que a mãe prepara para seus filhos panquecas frescas quentinhas e derrama uma brilhante calda de frutas por cima. É uma cena tão acolhedora que deixaria qualquer comercial de margarina com inveja.
Em um fim de semana "zappeando" na TV vi um programa da Nigella, aquela culinarista inglesa famosa por suas receitas práticas e hábitos bem duvidosos. Ela ensinava uma receita de um pó para fazer panquecas sempre que "lhe der na telha".
Basta deixar o pó pronto em um pote bem fechado. Anote pois essa vale a pena.
Para a mistura seca de panqueca
600g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fermento em pó
2 colher de chá bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal40g de açúcar refinado
Para fazer as panquecas
150 gramas da mistura seca
1 ovo em temperatura ambiente, batido levemente
250ml de Leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
Para a calda de blueberry
125ml “maple sirup” (pode ser substituído por Karo)
200g de Blueberries (mirtilo)
Modo de preparo:
Para a mistura de panqueca seca, coloque todos os ingredientes secos em uma tigela e misture bem. Transfira para um recipiente hermético, etiquetado e armazene até que necessário.
Para fazer as panquecas, adicione a o ovo, o leite e manteiga derretida em 150g de mistura seca (+ ou – um copo americano). Misture bem para formar uma massa lisa.
Aqueça uma chapa plana ou frigideira antiaderente, sem acrescentar óleo.
Derrame de 1 ½ a 2 colheres de sopa da massa na chapa quente e quando aparecem bolhas na superfície das panquecas, vire-as e cozinhe as até que se tornem marrom-dourado em ambos os lados. Deve levar cerca de um minuto de cada lado.
Enquanto isso, faça a calda de mirtilo, coloque o Karo e os mirtilos em uma panela e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 2-3 minutos, até que os mirtilos tenham se desfeito ligeiramente.
Para servir, despeje a calda de mirtilo em uma molheira e leve à mesa de café da manhã com as panquecas