Certa vez meu pai me ensinou que um bom jeito de conhecer a cultura de um povo é prestando atenção na comida. Nesse sentido, eu diria que um bom passatempo para qualquer estrangeiro no Japão é ir ao supermercado, especialmente no setor de alimentos. Lá você entenderá que há dois preceitos bastante peculiares: o capricho e o fator show.
O capricho é exposto através da estética dos pratos, das embalagens belas e high-tech, do detalhismo exacerbado pregado em cada processo e em cada ingrediente. Produtos fáceis de preparar, práticos para armazenar, cor, textura, forma, apresentação...tudo é feito com primor.
O fator show está no prazer do japonês em surpreender, seja qual for a área em questão. Na culinária, nota-se a tecnologia aprimorando cada detalhe (olha o capricho de novo), reinventando o jeito de comer, sempre tentando fazer o cliente dizer "Uau!" (ou melhor, "sugoi").
Uma amostra do que digo vem de um simples doce de goma. Minha filha viu o tal doce na internet e simplesmente me infernizou até o encontrarmos no mercado. É um doce interativo, ou seja, a criança tem que montar antes de comer. É quase um brinquedo pois a melhor parte está no preparo, mais do que no sabor em si.
Esse aí da foto foi um hambúrguer, mas há outros como sushi, pizza, sorvete, etc. O processo é interessante e o capricho para ficar idêntico ao original me tirou um "Sugoi".
Assista os videos e sinta-se uma criança.